Eustenoptéron


Nome científico: Eusthenopteron foordi
Tamanho: Até 1,80 metros de comprimento
Época: Era Paleozóica, período Devoniano
Local onde viveu: América do Norte

Apesar de totalmente aquático, o Eustenoptéron era um peixe com nadadeiras lobadas que eram aparentados com os primeiros anfíbios do período Devoniano. Curiosamente, o Eustenoptéron tinha estruturas em seu esqueleto que não encontramos normalmente em peixes, mas sim em tetrápodes como o Ictiostega, tais como úmero, ulna, rádio, fêmur, Tíbia, fíbula (na nadadeia pélvica), narinas internas e ainda por cima dentição de tetrápode. Muitos livros didáticos retrataram ele se arrastando na terra seca, mas o fato é que o Eustenoptéron ainda não tinha estrutura óssea suficiente para isso, embora pertencesse de fato ao grupo de animais que deu origem aos anfíbios.


Psitacossauro




Nome científico: Psittacosaurus mongoliensis
Tamanho: Até 2 metros de comprimento.
Época: Era Mesozoica, período Cretáceo
Local onde viveu: Deserto de Góbi, Mongólia

A semelhança entre a cabeça desse dinossauro e a de um papagaio é tanta que ele recebeu o nome de Psitacosauro, que em latim significa “lagarto papagaio”. Mas as semelhanças param por aí, pois esse animal era na verdade um dos mais antigos ceratopsianos, grupo que envolve os dinossauros com chifres tais como o Tricerátops e o Estiracossauro. Mas ao contrário de seus parentes, no lugar dos chifres esse animal tinha protuberâncias, e no lugar do escudo ósseo característico do grupo, uma crista óssea. Vivendo em desertos, esse animal andava tanto em pé quanto de quatro, dependendo da ocasião. Um outro detalhe curioso eram as cerdas na parte superior da cauda, com função ainda desconhecida.

Tictálic

Resultado de imagem para tiktaalik




Nome científico: Tiktaalik roseae
Tamanho: até 2 metros de comprimento
Época: Era Paleozoica, período Devoniano
Local onde viveu: América do Norte e, talvez, Polônia

O Tictálic foi um tipo de Peixápode, ou seja, animais pré-históricos que tinham características de peixe e tetrápode (animal terrestre) ao mesmo tempo... E de fato o Tictálic tinha essa “mistura de características” como sua marca registrada... Embora seja claramente um peixe, com brânquias e tudo o mais, suas nadadeiras grossas lembram patas e tinham “pulsos” – estruturas ósseas flexíveis nas quais o bicho podia se apoiar. Além disso, também era um peixe com “pescoço”. E suas costelas formam um arcabouço mais sólido, diferentemente do que acontece com os vertebrados aquáticos, mas tal como se vê entre tetrápodes. Tudo isso – além de rastros fósseis e muitos esqueletos dele já achados – mostra que provavelmente ele foi uma espécie de “elo perdido” entre vertebrados aquáticos e terrestres...